Exportação brasileira não cresce, mas atinge cifras grandiosos! Segundo o site Agrolink, que publicou recente pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos (MAPA), as exportações brasileiras do agronegócio atingiram valor recorde no mês de julho de 2021.
Comparado com o mesmo mês de 2020, neste ano tivemos aumento de 15,8% nos envios, o que totaliza US$ 11,29 bilhões a mais.
O professor doutor Marcos Fava Neves justificou o porquê destes dados. “Apesar da queda no volume exportado de quase 10%, os preços 28,5% superiores têm sustentado o incremento na receita das vendas externas”.
Segundo informações do entrevistado, o segmento de soja liderou os embarques, batendo recorde mensal, US$ 5,01 bilhões (+21,6%), com destaque para a soja em grão, que representou 78% do valor.
O doutor Fava Neves, que é titular da USP em Ribeirão Preto e da EAESP/FGV, além de especialista em planejamento estratégico do agronegócio, ainda complementou “Outro fato que marcou o nosso agro em julho foram, infelizmente, os episódios com as geadas, que causaram prejuízos em diversas lavouras como o café, a cana-de-açúcar, a citricultura e hortifrútis em geral. Os impactos devem permanecer até a safra 22/23”.
Em resumo, cinco “Dicas do Agro” que precisam ser levadas em conta: