Brasil atinge valor recorde em exportação no mês de julho de 2021

Cotação de Commodities

Brasil atinge valor recorde em exportação no mês de julho de 2021

Exportação brasileira não cresce, mas atinge cifras grandiosos! Segundo o site Agrolink, que publicou recente pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos (MAPA), as exportações brasileiras do agronegócio atingiram valor recorde no mês de julho de 2021.

Comparado com o mesmo mês de 2020, neste ano tivemos aumento de 15,8% nos envios, o que totaliza US$ 11,29 bilhões a mais.

O professor doutor Marcos Fava Neves justificou o porquê destes dados. “Apesar da queda no volume exportado de quase 10%, os preços 28,5% superiores têm sustentado o incremento na receita das vendas externas”.

Segundo informações do entrevistado, o segmento de soja liderou os embarques, batendo recorde mensal, US$ 5,01 bilhões (+21,6%), com destaque para a soja em grão, que representou 78% do valor.

O doutor Fava Neves, que é titular da USP em Ribeirão Preto e da EAESP/FGV, além de especialista em planejamento estratégico do agronegócio, ainda complementou “Outro fato que marcou o nosso agro em julho foram, infelizmente, os episódios com as geadas, que causaram prejuízos em diversas lavouras como o café, a cana-de-açúcar, a citricultura e hortifrútis em geral. Os impactos devem permanecer até a safra 22/23”.

Em resumo, cinco “Dicas do Agro” que precisam ser levadas em conta:

  1. A finalização da colheita do milho segunda safra e o volume produzido, o avanço das exportações de grãos do Brasil e o abastecimento interno;
  2. A evolução do clima e dos custos para o plantio da mega safra 2021/22, e as decisões de compra e venda;
  3. A crise hídrica e as medidas a serem tomadas;
  4. A crise institucional (política), seus reflexos no câmbio e as perspectivas econômicas com a aceleração da vacinação;
  5. O andamento da safra americana. As condições das lavouras se deterioraram neste mês. Porém, a perspectiva é de melhora no clima para o encerramento da safra.

Cotação de Commodities