Com o ILPF, você preserva a natureza produzindo mais

Cotação de Commodities

Com o ILPF, você preserva a natureza produzindo mais

O ILPF é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, um conceito abandonado em decorrência da constante expansão de áreas da agropecuária. Porém, em um mundo que demanda cada vez mais um uso sustentável e eficiente do solo, a criação de mais áreas de manejo tornou-se um preço alto demais a se pagar.

Graças a esse sistema, é possível unir a criação de animais às plantações de grãos, por exemplo, além de poder unir o plantio de árvores para geração de madeira de corte. De maneira que cada parte seja um complemento da outra.

O sistema possui quatro possíveis modalidades:

Integração lavoura-pecuária (ILP) ou sistema agropastoril;

Integração lavoura-floresta (ILF) ou sistema silviagrícola;

Integração floresta-pecuária (ILP) ou sistema silvipastoril;

Integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF) ou sistema agrossilvipastoril.

O ILPF em números

Um caso registrado pela Embrapa conta de uma fazenda que necessitava de recuperação da pastagem, o que era economicamente inviável. Nesse sentido, a sugestão foi aplicar o sistema ILPF e passar a plantar soja e milho na área degradada, conseguindo assim, recuperação do solo e pastagem.

Após três anos da implantação do sistema, aconteceu a integração do eucalipto. Com isso, uma nova fonte de renda surgiu: a madeira de corte. Ao mesmo tempo, criou melhores condições para o gado e adequou o ciclo do carbono, já que árvores absorvem o gás produzido pelos animais e o transforma em oxigênio.

Pelos dados da Embrapa, a ideia é que o sistema ILPF cresça bastante nos próximos anos. Em 2012, havia cerca de 2 milhões de hectares utilizando-se do ILPF, portanto a previsão é que em 2022 existam 22 milhões de hectares integrando lavoura, pecuária e floresta.

O Canal Rural aponta que o uso do sistema pode aumentar o valor do hectare em até três vezes. Ou seja, além de todas as possíveis fontes de renda para o produtor, sua propriedade ainda é bastante valorizada por trabalhar dessa forma.

Só há a ganhar com o sistema ILPF. O produtor consegue mais lucro; a terra, melhor cuidado; o meio ambiente, sobrevida. Invista nessa ideia!

Um artigo da Fertgrow em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho.

 

Quer acompanhar novidades do mercado? Então siga a gente agora mesmo no Facebook e no LinkedIn.

Cotação de Commodities